DI ASELLINA A VERECUNDUS , obra de restauração de algumas das botegas mais famosas da via dell’Abbondanza, no sítio arqueológico de Pompéia (Regio IX, Insulae 7 e 11): bottega dei feltrai, officina infectoria e Thermopoliom di Asellina.

Este canteiro de restauro foi fruto da cooperação entre a Università degli Studi di Ferrara, da Soprintendenza Archeologica di Pompei e da empresa Triade de Nápoles. Os alunos selcionados, incluso Ana Luísa Furquim, analisaram e experimentaram materiais, metodologias de intervenção e de conservação.

Na bottega dei feltrai configura a Vênus de Pompéia sobre quatro elefantes, com a imagem de Fortuna (à esquerda) e Genius (à direita). Abaixo dela, uma pintura das fases do processamento da lã. A officina infectoria é caracterizada por pinturas do rosto de divindades protetoras da profissão: Sol, Júpiter, Mercúrio e Lua, entre outros, além de vestígios de uma cisterna onde se pintavam os tecidos. Na fachada do Thermopoliom di Asellina ainda é visível o letreiro do bar e as escritas eleitorais - onde foi realizada a técnia do strapo. No interior do termopolio está presente o balcão composto de recipientes para beber e conservar bebidas frias e quentes.

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Tirocínio em canteiro de restauração de afrescos, Pompéia, Itália 2004

DI ASELLINA A VERECUNDUS , obra de restauração de algumas das botegas mais famosas da via dell’Abbondanza, no sítio arqueológico de Pompéia (Regio IX, Insulae 7 e 11): bottega dei feltrai, officina infectoria e Thermopoliom di Asellina.

Este canteiro de restauro foi fruto da cooperação entre a Università degli Studi di Ferrara, da Soprintendenza Archeologica di Pompei e da empresa Triade de Nápoles. Os alunos selcionados, incluso Ana Luísa Furquim, analisaram e experimentaram materiais, metodologias de intervenção e de conservação.

Na bottega dei feltrai configura a Vênus de Pompéia sobre quatro elefantes, com a imagem de Fortuna (à esquerda) e Genius (à direita). Abaixo dela, uma pintura das fases do processamento da lã. A officina infectoria é caracterizada por pinturas do rosto de divindades protetoras da profissão: Sol, Júpiter, Mercúrio e Lua, entre outros, além de vestígios de uma cisterna onde se pintavam os tecidos. Na fachada do Thermopoliom di Asellina ainda é visível o letreiro do bar e as escritas eleitorais - onde foi realizada a técnia do strapo. No interior do termopolio está presente o balcão composto de recipientes para beber e conservar bebidas frias e quentes.